A correia de acessórios é de material similar às Correias Dentadas. Primeiramente devemos entender que a correia de acessórios pode ter até 3 funções dentro do mesmo carro: ela pode ser a correia do alternador, e/ou a correia da direção hidráulica e/ou a correia do ar condicionado, podendo ter mais de uma função para a mesma correia, como nos casos das correias Poly-V. As correias de acessórios ficam na parte frontal do motor e, dependendo do veículo, elas podem ficar próximas de partes estruturais, como longarinas (motor transversal), painel frontal e conjunto do radiador (motor longitudinal). Geralmente, os veículos um dos dois tipos de correias de acessórios: as Poli-V e as correias em V. Ao realizar a sua substituição, é importante verificar o tensionamento especificado para cada veículo.
O primeiro sinal de problema é o ressecamento. É indicado por rachaduras e trincas no dorso da correia, assim como nas correias de sincronismo. Esse ressecamento também pode ser percebido nas estrias das correias Poly V. As mesmas também apresentam pequenas fissuras. Nas correias V pode-se notar o desgaste na lateral assim como trincas no perfil.
Outro fator que denuncia problemas precocemente é o ruído, principalmente nas Poly V. Uma espécie de chiado agudo, que vem justamente da patinação da correia causada pela baixa tensão.
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