A alavanca de câmbio ou manopla, é uma peça de metal ligada à engrenagem de câmbio nos automóveis com transmissão manual, utilizado para mudar as marchas. Em um veículo com transmissão automática esse dispositivo é comumente denominado seletor de marchas.
Em um veículo com transmissão automática esse dispositivo é comumente denominado seletor de marchas. A manopla de câmbio normalmente é utilizada para mudar a marcha enquanto o pé esquerdo pisa no pedal de embreagem para desengrenar o motor da cadeia cinemática e da transmissão do movimento às rodas. Veículos com transmissão automática, automatizada e os que possuem transmissão continuamente variável (CVT) dispensam a existência do pedal de embreagem.
Defeitos no conjunto do câmbio com o passar do tempo são naturais e inevitáveis. O melhor que podemos fazer é ficar atento aos sinais de que algo não vai bem com a transmissão e agir de forma antecipada. Aqui vão algumas dicas para facilitar sua vida:
1 – A marcha arranha antes de engatar;
2 – Há um grilo que some ao pisar na embreagem;
3 – Marchas escapam;
4 – Trepidação ao arrancar;
5 – A alavanca se movimenta.
IMAGEM
Precisando de Manoplas ou peças para veículos Peugeot e Citroën, conte com a Pereira Peugeot e Citroën.