1) Verifique se há vazamentos
Faça análise por baixo do veículo na região da transmissão. Veja se há manchas de fluido.
2) Verifique a troca de marchas
Outro indicativo é quando o câmbio demora a trocar as marchas. Uma dica é colocar o veículo na alavanca em “P” (Park). Em seguida, ligue o carro, espere um tempo até o motor ficar estável. Pise no freio e engate o “D” (Drive). A resposta máxima ideal da transmissão é de 2 segundos. Ela deverá engatar suavemente, sem ruído forte ou tranco. Faça o mesmo teste mudando para a posição “N” (Neutro) e para a marcha à ré (R).
Quando há demora no engate das marchas ou há ruídos e trancos, é sinal que há desgaste nas peças internas do câmbio, problemas no sistema hidráulico ou eletrônico.
3) Dirija o veículo
Dê uma volta com o carro em velocidade progressiva até atingir 60 km/h. Deverá neste intervalo haver a troca de duas marchas. Perceba se está ocorrendo a troca de forma suave ou com fortes vibrações. A troca deve ser feita sem que a rotação do motor tenha um aumento muito significativo. Verifique o mesmo para a redução de marchas.
(Fonte: Brasil Automático, líder nacional em treinamentos e literatura sobre transmissões automáticas)