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Corpo de borboleta

Corpo de borboleta Peugeot e Citroën BH

 

O que é corpo de borboleta?

O corpo de borboleta, é o componente responsável pela admissão de ar, controlada eletronicamente nos veículos, de acordo com a aceleração do pedal.

 

Função do corpo de borboleta

Os primeiro corpos de borboleta funcionavam através do cabo do acelerador e do atuador de marcha lenta. O cabo do acelerador controlava a quantidade de ar que seria admita e o sensor de posição da borboleta monitorava o ângulo de abertura da borboleta. Essa informação era enviada para a ECU que calculava a quantidade de combustível a ser injetada, baseada na quantidade de ar admitido. Enquanto que o atuador de marcha lenta controla a abertura pelo motor de passo (by-pass), por onde passa uma quantidade suficiente de ar, mesmo com o corpo de borboleta fechado.

Com as evoluções automotivas, o corpo de borboleta deixou de ser controlado pelo cabo do acelerador, ao invés disso, ele é controlado pela ECU, que também faz o controle da marcha lenta. No pedal do acelerador, há um potenciômetro que quando acionado, o potenciômetro envia uma resistência em PWM para a ECU. Ela por sua vez, mapeia e transforma essa resistência em tensão para a abertura do corpo de borboleta. A velocidade de ar admitido é controlada por diversos sensores do motor, como o sensor de fluxo de ar (MAF), sensor de temperatura do ar, entre outros, dos quais a sonda lambda é a mais importante. Ela avisa para a ECU se a mistura ar + combustível está “rica” ou “pobre”. A ECU recebe essa informação e injeta a quantidade correta de combustível.

 

Principais sintomas de problema no corpo de borboleta

Sujeira no parede do corpo: Esse problema se deve a falta de manutenção do filtro de ar, e ao respiro do óleo, que contem gases que são reaproveitados na queima de combustível. A manutenção é simples, mas deve ser feita por alguém com experiência. Caso a limpeza seja feita de maneira errada, é provável que o problema se alastre para o restante do corpo danificando os componentes, obrigando a se fazer a troca do corpo de borboleta por completo.

Outro problema comum é quando as engrenagens que controlam a abertura do corpo de borboleta ficam gastas. Quando esse problema é diagnosticado, a única solução é a troca do corpo de borboleta antigo, por um novo. Não é recomendado a troca dos componentes, pois isso pode acarretar na desregulagem dos outros componentes, o que só resultaria em mais dor de cabeça.

 

 

 

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