O disco de freio é um disco de material sólido que fica acoplado ao cubo da roda de um carro com sistema de freio a disco. O disco de freio age em conjunto com as pastilhas de freio. Esse sistema atua para reduzir a rotação da roda do automóvel, freando-o. Cada roda possui um disco acoplado ao seu cubo.
Em linhas gerais, o funcionamento é simples.
O disco de freio é fixado ao cubo da roda, de maneira que gira juntamente com ela. Cada disco de freio possui, acoplado a ele, um componente chamado pinça. No interior dessa pinça, ficam as chamadas pastilhas de freio. Quando o pedal de freio é acionado, o fluido de freio circula pelo interior de um cilindro e transmite pressão para a pinça.
Essa pressão faz com que a pinça empurre as pastilhas contra o disco de freio. O atrito entre as pastilhas e o disco atua no sentido de reduzir a velocidade de rotação do disco. Como o disco fica preso à roda, esta também é freada. Porém, como resultado do atrito entre o disco e as pastilhas, o disco esquenta muito, chegando facilmente a mais de 600 °C.
Portanto, no fundo, o sistema de freio a disco converte a energia cinética de movimento da roda em energia térmica (calor).
Mesmo sendo produzidos para suportar muitas frenagens, é inevitável que os discos de freio sintam os efeitos do desgaste em algum momento.
1. Vibração na frenagem
2. Dificuldade para frear
3. Pedal de freio duro
4. Freio com pouca resistência
5. Luz de freio acesa no painel
IMAGEM
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