O câmbio manual é um sistema de engrenagens e com alavanca que permite ao condutor do automóvel trocá-las manualmente, em oposição ao sistema de câmbio automático, escolhendo a marcha mais apropriada para o deslocamento do veículo.
O câmbio comunica às rodas do veículo a potência do motor, sendo o sistema composto pelo volante, embreagem, caixa de câmbio, eixo de transmissão e diferencial, alcançando as rodas traseiras (no caso de veículos com tração traseira).
Neste tipo de câmbio, é o próprio condutor quem deve realizar o acionamento da embreagem e a seleção da marcha a ser adotada na transmissão. Este processo se inicia ao pressionar o pedal de embreagem para desacoplar o motor e liberar a movimentação das engrenagens da caixa de câmbio.
Ao movimentar a alavanca de câmbio, o condutor aciona um componente chamado garfo de engate – este acionamento pode ser feito por varões, que transmitem mais vibração do conjunto mecânico para a alavanca, ou por cabos. Ao selecionar a marcha desejada, o garfo de engate faz com que as luvas de engate se encaixem à engrenagem desejada.
É indispensável prestar atenção ao funcionamento do câmbio e manter as manutenções do veículo em dia. Por isso, aqui vai algumas dicas sobre os sinais de desgastes que você deve observar:
IMAGEM
Precisando de Câmbio Manual ou peças para veículos Peugeot e Citroën, conte com a Pereira Peugeot e Citroën.