O tensor de Correia Dentada, também conhecido como tensionador da correia dentada, é uma peça em formato de rolamento com furo excêntrico que possui como principal função manter a tensão da correia dentada no nível correto.
O tensor (do alternador) passa pela polia do eixo do motor do carro, o qual é também chamado de eixo de virabrequim. Concomitantemente, transmite a força para a polia do alternador, de modo a fazer com que ele gire e gere energia. Essa seria, portanto, uma leitura técnica do papel do tensor no processo de operação do alternador.
Além dessa função básica, o tensor do alternador pode ter outras consideradas importantes, como apontam estudiosos do setor. Uma delas é transmitir força para a bomba da direção hidráulica, bem como para o compressor de ar condicionado, o que é fundamental para garantir a temperatura térmica ideal no veículo e, assim, conforto para os seus usuários.
O principal sintoma acontece quando o motor começa a dar sinais de superaquecimento. Esse problema está ligado à correia dentada. Ela ajuda a fornecer energia para resfriar o motor. Portanto, se estiver com defeito, pode contribuir para o superaquecimento.
IMAGEM
Precisando de Tensores ou peças para veículos Peugeot e Citroën, conte com a Pereira Peugeot e Citroën.